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Treinamento de ForAi??a (musculaAi??A?o)

Treinamento de ForAi??a (musculaAi??A?o)

  • por DIOGO LUIZ [bh]
  • em 26/02/2016

Inicia-se mais um ano e com isso muitos sA?o os que buscam saA?de e bem estar. Aliados a estas pretensAi??es estA?o os aspectos nutricionais, psicolA?gicos, sA?cio-afetivos e a pratica de atividades fAi??sicas. Dentre as atividades mais procuradas durante este perAi??odo do ano selecionei o treinamento de forAi??a (musculaAi??A?o) para analisarmos seus benefAi??cios e implicaAi??Ai??es.
Treinamento forAi??a, treinamento resistido ou musculaAi??A?o como popularmente conhecido, pode ser definido segundo Fleck, (1999) como tipo de exercAi??cio que requer que os mA?sculos se movam ou tentem se mover, trabalhando assim contra uma determinada resistA?ncia, e sendo esta representada por mA?quinas ou pesos livres.
HA? tempos atrA?s se acreditou que a musculaAi??A?o poderia trazer riscos como: lesAi??es musculoesquelAi??ticas, causar encurtamento muscular e tornar pessoas mais lentas, porAi??m com o avanAi??o dos estudos nas dAi??cadas de 1970 e 1980 estes mitos se tornaram infundados. Assim desde entA?o a musculaAi??A?o tem se tornado comum em programas de treinamento em indivAi??duos de diversas faixas etA?rias e gA?neros.
Segundo o ColAi??gio Americano de Medicina do Esporte ai??i?? ACSM, (2009) alAi??m do componente estAi??tico, a musculaAi??A?o em sua essA?ncia proporciona benefAi??cios na forAi??a mA?xima, potA?ncia e resistA?ncia muscular, na coordenaAi??A?o, na velocidade, na agilidade, no equilAi??brio e na prevenAi??A?o de lesAi??es. AlAi??m de estabelecer ainda, segundo Brown, (2008) benefAi??cios fisiolA?gicos como: melhora do sistema cardiovascular, do sistema endA?crino, do perfil lipAi??dico (diminuiAi??A?o do percentual de gordura), da composiAi??A?o corporal (ganho de massa magra ai??i?? hipertrofia), da densidade mineral A?ssea, e ainda de acordo com Kraemer (2006) melhor controle da taxa metabA?lica de repouso e da pressA?o arterial. Mediante a esta gama de benefAi??cios, atletas profissionais e amadores tambAi??m estA?o cada vez mais adeptos de programas de atividades fAi??sicas que incluem a musculaAi??A?o como base para desempenho fAi??sico.
Portanto, seja vocA? atleta profissional ou amador, jogador de fim de semana ou completo sedentA?rio, hipertenso ou diabAi??tico, cardiopata ou asmA?tico, crianAi??a ou adulto, se ainda tem duvida de qual atividade se dedicar este ano, venha treinar musculaAi??A?o aqui na Body Health e cuide muito bem de sua saA?de e estAi??tica.

Diogo Luiz
Treinador e Personal Trainer na BH
Bacharel em EducaAi??A?o
FAi??sica UFU, PA?s Graduando em
Fisiologia do ExercAi??cio / Treinamento
Desportivo e NutriAi??A?o Esportiva
CREF 024960 G/MG

Fontes:
American College of Sports Medicine. Progression Models in Resistance Training for Healthy Adults. Med Sci Sports Exerc 2009; v.41 (3), p.687-708
BROWN LE. Treinamento de forAi??a. Ed. Manole, SA?o Paulo, 2008.
FLECK SJ, KRAEMER WJ. Fundamentos do treinamento de forAi??a muscular. Ed. ARTMED: Porto Alegre, 1999.
KRAEMER WJ, FRAGALA MS. Personalize it: program design in resistance training ACSMai??i??S Health & Fitness Journal 2006; v.10, n.4, p.7-17. doxycyclin cheapest acquire avana

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